Palmilhas Personalizadas

A PALMILHA PERSONALIZADA ELIMINA AS DORES PELA REDISTRIBUIÇÃO DAS PRESSÕES PLANTARES E ALINHAMENTO BIOMECÂNICO.

(31) 99537-9605

DOENÇAS RELACIONADAS

- FASCEÍTE PLANTAR
Fasceíte plantar é um processo inflamatório ou degenerativo que afeta a fáscia plantar (também chamada de aponeurose plantar), uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo, que garante o formato do calcanhar, até a base dos dedos dos pés. A fáscia plantar ajuda a manter a curvatura do pé firme, graças à sua capacidade de amortecer e distribuir o impacto. Ainda não se conhece a causa exata da fasceíte plantar, mas na maioria dos casos, a dor forte característica do transtorno é provocada pelo estiramento excessivo da fáscia plantar ou pela repetição de microtraumatismos nessa estrutura. O sintoma característico da fasceíte plantar é uma dor forte, em facada, debaixo do pé, perto do calcanhar. Em geral, essa dor é mais intensa pela manhã, mas alivia durante o dia com o caminhar.
TRATAMENTO: Reduzir a inflamação, aliviar a dor e indicação de Palmilhas Personalizadas para redistribuição da carga plantar.

- PÉ PLANO
O pé chato, também conhecido como pé plano, é uma condição que se caracteriza por possuir um formato específico, em que a curvatura (arco plantar) da parte interna do pé é quase inexistente. Durante certo período da infância, todas as crianças apresentam a condição. Isso acontece porque o arco plantar desenvolve-se depois do nascimento do bebê, a partir dos dois anos, mesma época em que a gordura do pé começa a ser eliminada. Antes disso, os bebês possuem pés que se parecem com “pãezinhos” e se caracterizam como pés chatos. O processo de crescimento e desenvolvimento da curvatura costuma acontecer até, mais ou menos, os 12 anos. A hereditariedade é uma das causas conhecidas de pé plano e pode, ou não, estar associada à hiperfrouxidão ligamentar (excesso de flexibilidade), também comum em crianças. Um pé plano doloroso pode ser por deformidade congênita ou fraqueza nos músculos e tendões do pé. Em muitos adultos, um arco baixo ou pé pano é indolor e não causa problemas.

TRATAMENTO: Tem por objetivo estacionar a progressão da deformidade, tratar sintomas quando presentes e indicação de Palmilhas Personalizadas para restabelecer o arco plantar longitudinal medial.

- PÉ CAVO
É uma alteração estrutural em que o arco natural do pé apresenta uma curvatura excessiva. O pé cavo adquirido é frequentemente causado por doença neurológica de base, sendo as neuropatias sensitivomotoras hereditárias as causas mais comuns. Nos casos onde não há causa neurológica para o surgimento do pé cavo, estes são chamados de pés cavos idiopáticos (sem causa aparente). Os pés cavos sofrem com dor devido a aumento natural de pressão sob o calcanhar e os metatarsos (região da frente dos pés); associado ao surgimento de calosidades.
TRATAMENTO: Indicação de Palmilhas Personalizadas para redistribuição da carga plantar, aliviando a pressão no calcanhar e metatarsos.

- METATARSALGIA
A Metatarsalgia é uma condição caracterizada pela presença de dor na parte da frente dos pés, que é constituída pelos ossos metatarsais. Os metatarsos são pequenos ossos que formam a região do peito do pé. Esta condição é causada por sobrecarga na região anterior da sola do pé, geralmente estando acompanhadas de calosidades. Pode ocorrer principalmente em pacientes realizam de atividades envolvam corrida e saltos. O uso de sapatos inadequados, principalmente os que possuem bico fino e saltos muito altos podem ocasionar dor, devido ao seu formato eles podem deixar os dedos “espremidos”. A artrite, artrose, neuroma de Morton, e várias doenças neurológicas podem causar as dores que levam a metatarsalgia.
TRATAMENTO: Uso de Palmilhas Personalizadas para redistribuição da carga plantar, aliviando a pressão nos metatarsos; indicação de calçados adequados.

- SESAMOIDITE
É a inflamação nos ossos sesamóides, que localizam na cabeça do primeiro metatarso (em baixo em um pouco atrás do “dedão do pé”). As principais causas da sesamoidite estão relacionadas ao aumento das pressões na região anterior ao dedão do pé durante a caminhada. Isso pode ser decorrente de alta intensidade de treino, de atividades de alto impacto, calçados inadequados, excesso de peso, alterações na marcha, diferenças e deformidades anatômicas. Doenças como a osteoporose e osteoartrite, inflamação em locais próximos aos sesamóides e problemas anatômicos como o pé cavo estão entre os outros fatores que colaboram para o aparecimento da Sesamoidite.
TRATAMENTO: Reduzir a inflamação, aliviar a dor, indicação de Palmilhas Personalizadas para redistribuição da carga plantar, aliviando a pressão nos metatarsos; orientação sobre calçados adequados.

- NEUROMA DE MORTON
O neuroma de Morton é um espessamento do nervo que vai até os dedos do pé, mais conhecido como nervo interdigital. Normalmente ocorre na base do terceiro e do quarto dedo, devido a compressão desse tecido pela cabeça dos ossos do metatarso. Os principais sinais da lesão são: dor em queimação, dormência e choque na região. Os principais fatores que provocam o neuroma de Morton estão relacionados a altas pressões depositadas na parte da frente do pé durante a passada ou à compressão lateral dos dedos e dos ossos da ponta do pé. Essa compressão pode ser decorrente de atividades de alto impacto, alterações anatômicas (pé cavo, pé equino) ou calçados inadequados.
TRATAMENTO: Indicação de Palmilhas Personalizadas para redistribuição da carga plantar, aliviando a pressão nos metatarsos; indicação de calçados adequados.

- DESGASTE DO COXIM ADIPOSO DOS PÉS
O coxim adiposo é uma camada de gordura na sola dos pés que serve de amortecimento do impacto no solo. Com o tempo e idade esse coxim pode diminuir e o amortecimento reduzir, podendo gerar disfunções e em alguns casos dor nessa região. A localização mais importante deste coxim é no calcanhar (na região plantar do calcâneo, que é o osso do apoio da sola do calcanhar) e sob as cabeças metatarseanas, na região logo atrás dos dedos (“bola do pé”). Existem várias doenças que podem levar à atrofia deste coxim, como doenças reumáticas, diabetes, outras doenças do tecido colágeno e também seqüela de trauma no pé. Outro fator que pode levar à atrofia é fazer-se infiltração no pé com cortisona, e esta infiltração ser realizada no coxim. O coxim adiposo pode gerar dor pelo processo inflamatório local, ou pela compressão de estruturas adjacentes, aumentam a pressão sobre o osso calcâneo gerando dores por sobrecarga.

TRATAMENTO: Indicação de Palmilhas Personalizadas para redistribuição da carga plantar, aliviando a pressão no calcanhar e metatarsos. Ajuda tanto na melhora das dores quando na prevenção de calos e complicações.

- TENDINOPATIA DE AQUILES
Tendinite ou tendinopatia de Aquiles é a inflamação de um grande tendão, localizado no tornozelo, que liga o músculo da parte de trás da perna (panturrilha) ao calcanhar. Existem diferentes tipos de tendinopatia de Aquiles, conforme o local em que ela se desenvolve. A tendinopatia insercional é aquela que se desenvolve na porção inferior do tendão, bem onde ele se junta ao osso do calcâneo. Já a tendinopatia não-insercional é aquela que surge em sua região média do tendão. Lesão tendínea mais frequente no membro inferior. Acontece em 6,5 a 18% dos atletas (corredores principalmente). Alguns fatores podem predispor esta inflamação, como pé cavo, pé plano, alterações na pisada, pessoas com alongamento ruim, atividades repetitivas de impacto. O principal sintoma é a dor aguda na região do calcanhar, podendo afetar até a região da panturrilha. Outros sintomas também podem estar presentes e podem ser notados quando há maior esforço, como ao subir escadas ou para subir um terreno mais acentuado.
TRATAMENTO: Reduzir a inflamação, aliviar a dor, fisioterapia e indicação de Palmilhas Personalizadas para correção da pisada.

- CANELITE
Canelite ou síndrome do estresse tibial medial também conhecida como periostite tibial. Esta condição é caracterizada por dor no terço inferior e de dentro da canela. A lesão é causada por trauma por esforço repetido no tecido conjuntivo que envolve o osso da tíbia, conhecido como periósteo. Os fatores de risco incluem treino de corrida inadequados, fraqueza dos músculos anteriores da perna, desequilíbrio entre os músculos anteriores e posteriores da perna, muitas vezes causado pelo uso excessivo de salto alto no dia-a-dia. Outros fatores que podem levar à canelite é o uso de calçados inadequados e pronação exacerbada dos pés, ou seja, quando o pé vira para dentro ao correr ou andar. Ignorar esta lesão pode agravar os sintomas ou resultar em uma condição mais grave, como uma fratura por estresse dos ossos da perna.

TRATAMENTO: Reduzir a inflamação, aliviar a dor, fisioterapia e indicação de Palmilhas Personalizadas para correção da pisada.

- DOR PATELO FEMORAL
A patela é o osso arredondado localizado na parte da frente do joelho, cuja função principal é atuar como uma roldana, potencializando a força dos músculos da parte anterior da coxa para estender o joelho. Ainda não está claro para a ciência quais são todas as causas da dor patelo femoral, mas normalmente esta patologia pode estar associada ao desgaste da cartilagem retropatelar, sobrecarga ou impacto, ou seja, fatores que causam um desequilíbrio biomecânico da patela. Pacientes com pouco ou nenhum arco no pé também são candidatos prováveis à dor patelo femoral. Quando o pé rola para dentro, a tíbia compensa girando para dentro, perturbando a mecânica normal da articulação do joelho. O principal sintoma é a dor na região anterior do joelho, aumento da dor ao subir e descer escadas, agachar e saltar, e até mesmo ao ficar sentado por um longo período (sinal do cinema).
TRATAMENTO: Alívio a dor, fisioterapia e indicação de Palmilhas Personalizadas para correção da pisada