DEPRESSÃO
Sentir tristeza é uma emoção comum a todos e normal de se acontecer em determinadas situações de nossas vidas. No entanto, sentir-se triste na maioria dos dias e perder o interesse pelas coisas que antes davam prazer, não é. Ao sentir-se assim, juntamente com outras manifestações como cansaço constante, alterações do sono e do apetite, sentimento de culpa, dificuldade de concentrar ou pensamentos de morte é importante procurar um profissional competente que avalie o quadro e dê um diagnóstico adequado, bem como a definição de um projeto terapêutico.
TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR
Se você convive com mudanças de humor, com a alternância entre estados de desânimo, apatia, falta de interesse, e estados de euforia, de agitação e de ideias grandiosas é aconselhável procurar ajuda médica para entender o problema.
ANSIEDADE GENERALIZADA
Sentir ansiedade é normal e não é um sentimento que precisa de tratamento. Quando se torna de difícil controle, presente na maioria do tempo e intensa a ponto de trazer irritabilidade, inquietação, tensão, insônia, dificuldade de concentrar, fadiga pode indicar uma possível necessidade de tratamento.
FOBIAS
As fobias se caracterizam por uma forte sensação de temor desproporcional ao perigo real da situação. Nesse caso, também pode haver sintomas de pânico, que ocorre quando entra-se em contato com a razão do temor. Existem uma infinidade de fobias específicas como por altura, animais, lugares fechados ou abertos. Quando esta fobia atrapalha o andamento normal das atividades cotidiana é necessário procurar um psiquiatra.
PSICOSES
As manifestações psicóticas são manifestadas pela presença de sintomas que envolvem uma percepção patológica de estímulos externos, na maioria das vezes auditivos, mas que também podem ser apresentados em todos os campos da nossa percepção (audição, visão, tato, paladar, olfato). Outras manifestações comuns são juízos patologicamente falsos, como por exemplo de pensamentos de estar sendo perseguido ou observado, e alterações na atividade, identidade e unidade do EU. Comportamento grosseiramente desorganizado, discurso desorganizado e comprometimento funcional comprometido também são manifestações compatíveis com o quadro. Esses conceitos não são de fácil entendimento e em caso de dúvidas é importante procurar um Psiquiatra para avaliação.
TDAH
É um transtorno que caracteristicamente se inicia na infância e é manifestado por dificuldade de atenção e concentração associado a manifestações de hiperatividade. Em geral esse diagnóstico vem acompanhado de dificuldade escolar e de aprendizado, perda de prazos e prejuízo na organização das atividades de vida diária.
SÍNDROME DO PÂNICO
Se caracterizam por um sentimento de morte, desmaio ou perda de controle associado a manifestações físicas tais como tonteiras, sudorese, sensação de falta de ar ou asfixia, palpitações, dores no peito, náuseas e dor abdominal, calafrios, tremores, entre outros. Em geral tem duração de minutos e podem ocorrer de forma esperada ou inesperada, tanto de um estado calmo quanto ansioso. Os pacientes desenvolvem uma ansiedade antecipatória em ter novas crises e por vezes passam a evitar locais ou situações onde podem ter dificuldade para auxílio como multidões, filas, locais abertos e outros.
TRANSTORNO POR USO DE ÁLCOOL E OUTRAS SUBSTÂNCIAS
Os manuais classificatórios de transtornos mentais mais recentes consideram a possibilidade de Dependência por diversas substâncias como álcool, canabis, cocaína, crack, estimulantes, opióides, benzodiazepínicos e outros. No curso desta condição observa-se um padrão recorrente de consumo, em que por vezes o paciente pode se expor a situações perigosas relacionadas ao uso. O consumo é mantido apesar de problemas sociais para o dependente e há sinais de desenvolvimento de tolerância e abstinência. No decorrer desta condição o paciente gasta cada vez mais tempo e usa quantidades maiores da substância adicta. O dependente tem dificuldade de redução do consumo e prejuízos em seu funcionamento social, ocupacional e pessoal.